As saídas com o IIC1 para conhecer o Museu Escola de Biologia e História, no Sambão do Povo, é anual. Lá contamos com a parceria dos monitores e educadores que nos levam para uma viagem ao passado da cidade. Primeiro aos anos 40 do ultimo século quando tínhamos um aeroporto na baía de Vitória....pode? Pode sim, é só ir lá e ver com os próprios olhos os vestígios no cais do Hidro Avião! Também entramos no bairro de Santo Antonio: o mais antigo da cidade!!! Observamos os cemitérios pertencentes ás antigas irmandades religiosas, caminhamos pelas ruas de calçadas estreitas e chegamos ao Santuário. Foi um belo passeio e foi acompanhado pelas professoras Lenita e Mônica.
quinta-feira, 23 de agosto de 2012
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
Aulas de Campo
As saídas são fundamentais para reconhecermos o meio que nos circunda: o bairro onde moramos, os monumentos históricos locais, as paisagens do lugar...tudo isso representa a gente como estudante, como morador de uma cidade...aqui alguns exemplos que os alunos do JAM fazem uso de sua história local para ajudar a pensar sobre quem somos nós, afinal nós é que fazemos essa história.
I - Saída com IIIC3 para visitar o Museu Solar Monjardim. Casario, objetos e mobília foram nosso objeto de observação. O Museu fica no bairro de Jucutuquara no entorno da nossa escola.
III - Saída com o CA para uma visita monitorada pelos alunos no bairro do Cruzamento onde observamos as habitações, os templos religiosos, os espaços de lazer, o comércio local e a Associação de Moradores. os fotógrafos foram os próprios alunos.
Todas as visitas ocorreram no primeiro semestre de 2012 e foram acompanhadas por educadores da escola para reflexão e apropriação de novos saberes.
Alunos que são estudantes
A Terra Prometida para os antigos judeus era Canaã, representação de Marcos Antônio, IIIC1.
Uma pequena história do povo Hebreu, segundo Mariana, IIIC1. Atenção às colunas salomônicas...
Exemplos de estudantes temos muitos, mas hoje gostaria de falar de dois do IIIC1. O estudante é aquele que observa e fica atento aos detalhes e, depois, relaciona o que viu, leu ou escutou com os seus aprendizados pessoais para conseguir elaborar um texto ou um desenho. Tanto os textos como os desenhos são formas de representação. Em sala de aula temos trabalhado com isto: representações. Numa aula difícil como da História dos Povos da Antiguidade Oriental, estudamos um pouco os antigos judeus (chamados de Hebreus), hoje localizados no estado de Israel. Na representação de Marcos Antônio podemos perceber o detalhe da cidade antiga de UR, uma das primeiras do planeta. Também é possível observar a representação das doze tribos judaicas...observe os semi círculos no entorno do rio...são a representação das tribos lideradas pelos Patriarcas, chefes políticos da época! Na representação de Mariana, gostaria de destacar o detalhe da representação do importante Templo de Salomão, hoje um muro sagrado, onde a aluna percebeu na explicação da aula que no Brasil Colonial eles construíam nos altares das igrejas barrocas uma imagem lembrando o sagrado e o monumental do antigo Templo de Salomão: as colunas retorcidas cheias de cachos de uva e anjos caídos...
Uma pequena história do povo Hebreu, segundo Mariana, IIIC1. Atenção às colunas salomônicas...
Exemplos de estudantes temos muitos, mas hoje gostaria de falar de dois do IIIC1. O estudante é aquele que observa e fica atento aos detalhes e, depois, relaciona o que viu, leu ou escutou com os seus aprendizados pessoais para conseguir elaborar um texto ou um desenho. Tanto os textos como os desenhos são formas de representação. Em sala de aula temos trabalhado com isto: representações. Numa aula difícil como da História dos Povos da Antiguidade Oriental, estudamos um pouco os antigos judeus (chamados de Hebreus), hoje localizados no estado de Israel. Na representação de Marcos Antônio podemos perceber o detalhe da cidade antiga de UR, uma das primeiras do planeta. Também é possível observar a representação das doze tribos judaicas...observe os semi círculos no entorno do rio...são a representação das tribos lideradas pelos Patriarcas, chefes políticos da época! Na representação de Mariana, gostaria de destacar o detalhe da representação do importante Templo de Salomão, hoje um muro sagrado, onde a aluna percebeu na explicação da aula que no Brasil Colonial eles construíam nos altares das igrejas barrocas uma imagem lembrando o sagrado e o monumental do antigo Templo de Salomão: as colunas retorcidas cheias de cachos de uva e anjos caídos...
terça-feira, 21 de agosto de 2012
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
Aula de campo no Bairro de Santo Antonio com a turma IIC1
Hoje (quarta, dia 23/11) a professora Mônica, de História, saiu para uma aula de campo no Bairro de Santo Antonio com a turma IIC1 (da professora Graça). Chegamos na Escola Museu, no Sambão do povo, para encontra as monitoras e fomos caminhando para o Cais do Hidroavião, a Prainha de St Antonio, conhecemos os cemitérios de irmandades capixabas (de longe), e no Santuário Santo Antonio vimos esculturas, vitrais e pinturas de parede com temas religiosos e bíblicos. Apesar do tempo chuvoso a aula foi muito proveitosa e os alunos aprenderem coisas bastante legais sobre a nossa cidade.
Assinar:
Postagens (Atom)
Comunidade JAM Copyright © 2011 | Template created by O Pregador | Powered by Blogger